Período Noturno:
No encerramento das atividades, no período noturno, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer as linhas e encharcar a quadra. A quantidade de água deverá ser o suficiente para que a quadra amanheça em condições de jogo, para o período da manhã. O funcionário deverá respeitar várias intempéries, ou seja, o clima do dia, pontos de sombra na quadra, etc. No caso, joga-se mais ou menos água , dependendo da situação.
Período da Manhã – das 6:00hs às 12:00hs:
No início das atividades tenísticas, no período da manhã, o funcionário em serviço deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e liberar a quadra para os tenistas.
Período da Tarde – das 12:00hs às 16:30hs:
Nesse período, a quadra deverá sofrer nova manutenção. O funcionário deverá passar a rede ou escovão, varrer linhas e depois molhar novamente com mais ou menos água, dependendo da necessidade.
Período Tarde/Noite – das 16:30hs às 22:00hs:
Nesse período deverá haver uma leve chuviscada para que suporte o período estabelecido acima.
Esses procedimentos deverão ser observados todos os dias. As segundas-feiras, onde normalmente os clubes e academias se encontram fechados, as quadras devem ser reparadas em pó de telha, pequenos buracos que possam aparecer, conferência da altura da rede, enfim, todos os requisitos necessários.
A vida da quadra de saibro é água, por isso, deve ser regada todos os dias. As condições ideais para se jogar é quando a quadra se encontra vermelha.
Quando a quadra é nova deve-se aplicar o rolete de 350 kg toda a semana. Após chuvas não liberar antes de passar o rolete.
O pó de telha deve ser recolocado sempre em ocasiões de grandes vendavais ou fortes chuvas, aproximadamente cinco sacos de cada lado.